quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Pescaria com Bóia Luminosa - Técnica do Bondinho

Muito bom dia tarde ou noite meu amigo pescador.
Como sabem esta página é dedicada ao aprimoramento, ou nem tanto assim, das técnicas de pescaria, pois quem sabe um dia deixaremos de ser a Equipe de Pesca Arremesso Torto e passaremos a nos chamar de Equipe de Pesca Arremesso Longe, kkkk, que nada não podemos negar as nossas origens.
Como foi escrito no nosso post anterior, tentamos, em Barra de Guaratiba, uma técnica para arremessar a Bóia Luminosa um pouco mais longe da costa - A Técnica do Bondinho.
Lembrando que esta técnica foi passado ao AT#01 pelos amigos Jorge e Rodolfo, pescadores do Costão da Urca.
Esta técnica consiste em arremessar apenas o chumbo, preferencialmente do tipo pirâmide, ou outro que fique preso ao fundo da praia, o mais longe possível. Provavelmente você vai conseguir arremessar o chumbo mais longe do que o normal, pois o conjunto estará mais leve, pois não teremos o peso do chicote com as iscas.
Após o arremesso, devemos esperar o chumbo se prender ao fundo e assim recolher a linha para que ela fique esticada.
Com a linha esticada passamos o grampo da bóia luminosa na linha, e deixando-a deslizar até a água. Dentro do possível devemos dar pequenos trancos na vara para içar a linha, fazendo com que a bóia vá o mais longe possível. Com um pouco de sorte a maré também vai ajudar a distanciar a bóia da costa.
Nós efetuamos os arremessos na pedra, pois quanto mais alto o pescador estiver, melhor será o ângulo da vara com a linha, facilitando o deslize da bóia. Não tentamos o Arremesso do Bondinho da areia da praia, mas com certeza não terá o mesmo sucesso das grandes alturas.
Em Barra de Guaratiba o AT#03 arremessou o chumbo junto com o chicote, e junto com a espada ele trouxe uma bela Carapeba, ou seja, vale a pena tentar de tudo, pois se não tiver Espada com certeza poderá ter peixe no fundo, ou quem sabe até mesmo os dois.
Segue abaixo uma pequena ilustração da Técnica do Bondinho, desculpem a qualidade do desenho, a nossa inatenção é aprimorar as técnicas de pescaria e não de desenho.


Agora amigos pé na pedra e boa pescaria.

2 comentários:

  1. Muito bom, eu aprendi essa técnica esse final de semana com um amigo justamente na urca.
    Daqui pra frente irei utilizar mais vezes.

    ResponderExcluir
  2. mas se a chumbada trancar no fundo como vamos puxar a espada com a chumbada trancada??

    ResponderExcluir