segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pedra da Prainha - 02DEZ2012

Muito bom dia meus amigos pescadores.
Como sabem o nosso grupo sempre que possível está procurando novas técnicas de pescaria para melhorar a qualidade das nossas capturas, e desta vez não teve jeito, mandamos ver uma bela corvina. Agora você me pergunta o que houve de novo? CAMARÃO VIVO.
Na pescaria da semana passada (sem sucesso) um amigo pescador do nosso lado pegou uma corvina de bom tamanho em bem pouco tempo de pescaria, e a EP Arremesso Torto nada. Logo depois outra e nós nada. Foi quando o AT #01 foi checar o porque de tanto sucesso e viu que o vizinho fazia uso de camarão vivo. Logo nos interessamos no assunto e partimos para a internet para aprender sobre a novidade.
E para você que quer saber como pescar com camarão vivo segue o bizu. O equipamento utilizado é muito simples: 1 balde (vai variar o tamanho de acordo com a quantidade) e um aerador de água (uma espécie de bomba de aquário). Escolhemos alguns baldes e até mesmo um isopor, mas como não tínhamos ideia do que seriam 100 camarões vivos levamos um balde de azeitona. Acreditamos que neste balde podemos colocar até 300 camarões sem problemas, e para 100 camarões podemos utilizar um balde menor. Para uma pescaria de 2 pessoas de aproximadamente 4 horas 50 camarões é mais do que suficiente. O principal cuidado que temos que ter é a temperatura da água. Sempre que possível devemos deixar o balde na sombra e se o local permitir, a troca da água também é bem vinda.
A forma de iscar o camarão mais eficiente foi pelo rabo, pois mesmo não utilizando o elastano o camarão não soltou no arremesso.
Talvez se o mar tivesse mais calmo e com a água mais clara o resultado poderia ter sido melhor, mas a novidade não decepcionou: 1 corvina, 2 papa-terra e 1 siri.
Não satisfeito com o resultado partimos para a ilha do fundão, mas como a maré estava muito baixa também não tivemos bons resultados, saindo apenas 3 corvinotas e 1 siri.
Estiveram nesta pescaria: AT#01, AT#02, AT#04, Bira (em fase de aprovação) e o agora nomeado presidente de honra Seu Vavá.
O que nos deixou muito triste foi descobrir que o nosso amigo AT#04 Rafinha é alérgico a camarão. Através do simples manuseio da isca ele sofreu uma reação alérgica que o impediu de continuar na pescaria.
Rafinha não fique triste pois não é apenas o camarão que serve como isca. Da próxima vez leve sardinha ou lula. Mas ainda sim não deixaremos você na mão, iremos iscar o camarão para você, só não vai ficar mal acostumado.


Fotos do Amanhecer na Pedra da Prainha.







Fotos da rapaziada preparando material.


Olha o tamanho da criança.


O prêmio da pescaria.


Siri que rodou na Ilha do Fundão.


A pequena corvinota na Ilha do Fundão.


Mais uma corvinota da Ilha do Fundão.


Este aparelho branco é o Aerador de Água.


Nesta foto dá para ter a noção do tamanho do balde.


Visual da Ilha do Fundão. Uma pena estar um pouco suja. Mas é um belo lugar.

A Ilha da Cidade Universitária, amplamente conhecida como Ilha do Fundão, foi criada a partir da aplicação de aterro a um arquipélago de oito ilhas durante a construção do campus na década de 1950. Primitivamente, o arquipélago era formado por três grandes ilhas:

- A própria Ilha do Fundão, correspondente hoje à área do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho;
- Ilha do Bom Jesus da Coluna, correspondente hoje à área do Centro Tecnológico, da Faculdade de Letras e da atual base do Exército Brasileiro;
- Ilha da Sapucaia, correspondente hoje à área da Reitoria, do Parque Tecnológico do Rio e da Vila Residencial.
Além de outras ilhas menores:
- Ilha do Catalão, atual Reserva do Catalão, uma reserva ambiental administrada pela UFRJ;
- Ilhas do Baiacu e das Cabras, ambas eram situadas entre as Ilhas do Fundão e do Catalão;
- Ilhas do Pindaí do Ferreira e o Pindaí do França, ambas situadas entre as ilhas do Fundão e do Bom Jesus da Coluna.
A área total da Ilha da Cidade Universitária corresponde a 5.238.337,82 metros quadrados tendo, em 2010, apenas 1.556 moradores. Embora impróprias para banhistas, a ilha possui algumas praias, como a do Catalão, a do Oi e a do Quartel.

    Ficha técnica da pescaria:
    Local: Pedra do lado direito da Prainha // Ilha do Fundão.
    Tipo de Pescaria: Pedra // Praia.
    Isca Utilizada: Camarão Vivo.
    Resultado: 3 Corvinas, 2 Papa-terras, 2 Siris.